sábado, 10 de novembro de 2018

JACK, O MATADOR DE GIGANTES

título original: Jack, the Giant Killer
título brasileiro: Jack, o Matador de Gigantes
ano de lançamento: 1962
país: Estados Unidos
elenco principal: Judi Meredith, Kerwin Mathews, Torin Thatcher
direção: Nathan Juran
roteiro: Nathan Juran e Orville H. Hampton

Temos aqui uma versão cinematográfica da lenda do herói medieval Jack. É um filme infantil de terror e de aventura.
Jack, o Matador de Gigantes foi protagonizado pelo hoje falecido Kerwin Mathews (que marcou presença em vários filmes de terror do século XX). E como já foi dito, é um filme de aventura voltado pra crianças. Mas usa elementos clássicos do terror sobrenatural, como magia negra, possessões demoníacas e monstros sobrenaturais que matam os humanos impiedosamente.
Aliás, de infantil o filme só tem o visual de alguns personagens e algumas cenas musicais. No resto, é uma aventura de terror mesmo.  Então, vai agradar mais a quem gosta desses gêneros.
A historinha é até relativamente simples:

Um rapaz chamado Jack, que revela talento pra enfrentar monstros, passa a proteger a princesa herdeira da Cornualha contra os inimigos monstruosos dela. E quando ela é raptada por um mago perverso, ele vai salvar ela, sendo ajudado pelos amigos que vai fazendo pelo caminho.

E é claro: você não pode assistir Jack, o Matador de Gigantes comparando os efeitos especiais dele com os efeitos especiais de uma produção de hoje (embora sejam efeitos muito bons pros padrões dos anos 60). Em todas as cenas com monstros gigantes e com minimonstros o stop-motion domina. E os monstros em tamanho humano são atores com máscaras que, pra época, provavelmente foram impressionantes.
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre o filme:


Até a próxima!

Nenhum comentário: