título original: El Club de los Lectores Criminales
título brasileiro: O Clube de Leitores Assassinos
ano de lançamento: 2023
país: Espanha
elenco principal: Alvaro Mel, Ivan Pelicer, Veki Velilla
direção: Carlos Alonso Ojea
roteiro: Carlos García Miranda
No campus de uma universidade, 8 jovens formam um grupo de estudo de Literatura.
A mais destacada do clube é a Angela, que até já publicou um livro.
Logo depois disso, ela começa a ser assediada sexualmente por um dos professores e conta isso aos 7 amigos. E assim, eles decidem se juntar pra se vingar do professor: como sabem que ele é o último a sair do campus depois que a universidade fecha, os 8 vão se fantasiar de palhaços e perseguir ele pelos corredores do campus na noite seguinte, fingindo que querem matar ele...
De qualquer forma, a Angela estranha uma coisa: ao assediar ela, o professor disse que tinha recebido um e-mail dela meio que se oferecendo pra ele, mas ela nunca mandou um e-mail assim pra ele...
Bom, eles fazem exatamente o que tinham planejado pra se vingar do professor. Só que, durante a perseguição em que ele sai correndo pelos corredores escuros, ele passa pela Angela com a cara suja de sangue (estranho, já que ninguém tinha combinado de ferir ele)! E logo depois ele cai do 2º andar do prédio onde tava e morre.
Os 8 garotos entram em pânico. Mas decidem fazer um pacto de não dizer nada a ninguém e fazer parecer que o professor se suicidou quando tava sozinho.
O plano deles pra esconder a situação funciona.
Entretanto, logo depois, eles começam a receber mensagens anônimas pelos celulares... Se trata de alguém descrevendo exatamente o que aconteceu ali, como se fosse o 1º capítulo de um livro. E dizendo que todos os envolvidos no que aconteceu vão morrer 1 por 1. E realmente isso não demora a começar a acontecer, enquanto uma misteriosa figura fantasiada de palhaço começa a atacar os garotos quando eles se encontram sozinhos.
Eles logo entendem que quem tá fazendo isso só pode ser um deles. Porque só uma testemunha ocular do que aconteceu poderia descrever aquilo com tantos detalhes condizentes.
Mas qual deles teria motivos pra se vingar dos outros 7?
O Clube de Leitores Assassinos foi claramente uma tentativa de criar uma versão espanhola de Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado (1997). Mas, no início da história, a gente também percebe uma certa influência de um slasher bem mais antigo: A Vingança de Cropsy (1981). Afinal, a intenção dos garotos lá também era só dar um susto num zelador abusivo, até que a brincadeira deles fugiu ao controle e virou uma tragédia.
Bom, o filme aqui é ruim? Não. Mas também não é nenhuma maravilha.
Todos os 8 personagens que formam o tal clube de leitores são incrivelmente não simpáticos: você vê ali ou aquele personagem bobão demais ou então aquele que é antipático demais. Então, o espectador nem se importa muito quando um deles morre.
O filme dá algumas derrapadas meio grotescas em termos de lógica. Mas o mais estranho talvez seja a história 100% fechada nos 8 jovens e nenhum outro personagem interferindo.
E fica claro pra todo mundo numa universidade que jovens tão sendo assassinados... Não é meio bizarro que ninguém tenha estranhado isso e que ninguém das famílias desses jovens tenha se manifestado?
Também achei a cena final meio boba e sem muito a ver com o resto do filme.
De qualquer forma, O Clube de Leitores Assassinos chama a atenção por ser um slasher espanhol, que é uma coisa que a gente não vê com tanta frequência quanto slashers norte-americanos, né?
Bom, o filme foi inspirado no livro com o mesmo nome, lançado pelo Carlos García Miranda em 2018. E foi ele mesmo que reescreveu o texto em versão cinematográfica pra fazer o filme.
Mais informações sobre O Clube de Leitores Assassinos? Lá vai:
Mais informações sobre A Vingança de Cropsy? Lá vai:
Mais informações sobre Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado? Lá vai:
ATENÇÃO: esse post é inédito! Não consta na Bússola do Terror!
Até a próxima!😉
Nenhum comentário:
Postar um comentário