segunda-feira, 18 de março de 2024

A EXPERIÊNCIA

título original: Species
título brasileiro: A Experiência
ano de lançamento: 1995
país: Estados Unidos
elenco principal: Forest Whitaker, Michael Madsen, Natasha Henstridge
direção: Roger Donaldson
roteiro: Dennis Feldman

Em 1995, um cientista chamado Xavier chama 4 pessoas de áreas diferentes pra se encontrarem com ele, mas sem explicar a nenhum deles o que se passa. Se trata do sensitivo Dan, do agente federal praticante de ‘meios alternativos’ Preston, do antropólogo Stephen e da bióloga Laura.
Quando o Xavier chega diante do grupo, dá mais explicações: ele faz parte de um programa que, nos últimos 30 anos, tem se empenhado em tentar detetar algum sinal de vida extraterrestre. E ele revela que, em 1993, depois de muitas tentativas de fazer contato, eles finalmente receberam uma resposta alien.
A forma de vida que entrou em contato com eles ali se mostrava amistosa. E na vez seguinte em que ela se comunicou, enviou à Terra amostras de DNA da espécie dela.
Os cientistas injetaram as amostras em 100 embriões humanos... A grande maioria morreu. Mas 1 deles conseguiu se desenvolver.
Eles chamaram a criatura que tava pra nascer dali de Sil. Mas o mais impressionante foi a velocidade com a qual ela cresceu: nascendo em poucas semanas em vez de 9 meses e continuando a crescer no mesmo ritmo depois de nascida.
Assustado com sua criação, o Governo dos Estados Unidos mandou exterminar o espécime. Mas ela conseguiu fugir antes disso.
E agora, o objetivo do Xavier em ter formado esse grupo é localizar e exterminar a Sil.

A Experiência foi um dos filmes que fizeram mais sucesso em 1995. E até deu origem a uma franquia com mais 3 filmes (1998, 2004 e 2007). Mas depois disso, parece que perdeu a graça. Talvez até mesmo porque nenhum dos outros filmes da série conseguiu chamar tanta atenção quanto o 1º.
Bom, a maior parte da história segue aquela fórmula dos protagonistas seguindo as pistas que o vilão deixou e, quando chegam ao lugar onde sabem que vão encontrar o vilão, ele já saiu dali.
Nesse ponto, A Experiência lembra um pouco Caçada no Canal da Morte (1988), Warlock (1989) e Voo Noturno (1997).
Não é difícil entender por qual motivo a Sil escapa deles com tanta facilidade: diferente de outros monstros de filmes de terror, ela não é uma besta sanguinária que só se preocupa em matar, matar e matar, mas sim uma criatura com uma inteligência superior e que aprende qualquer coisa nova com extrema facilidade.
Além disso, sendo uma mutante híbrida de humana e extraterrestre, ela pode ir e voltar nas aparências das 2 espécies a qualquer momento que queira.
Aliás, tava previsto pelo roteiro que, nos primeiros minutos do filme, ela cometeria mais atos de violência. Mas o diretor decidiu cortar, pois queria que, a princípio, o público simpatizasse mais com a personagem e se chocasse mais com as atitudes que ela vai tomar depois...
Na verdade, o único comportamento animalesco dela é o instinto de querer engravidar e parir a qualquer preço.
Mas enfim: A Experiência é um bom filme de terror & ficção científica, com algumas características de policial. Mas, a não ser na parte conclusiva da história, não contem muito com cenas de luta aberta entre os heróis e o monstro.
Mais informações sobre o filme? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘seres sobrenaturais’ que você acha posts sobre Voo Noturno e Warlock e em ‘slashers’ que você acha um post sobre Caçada no Canal da Morte.
ATENÇÃO: esse post é inédito! Não consta na Bússola do Terror!
Até a próxima!
Brasil 2024: tempo de pensar no que é melhor pra sua cidade.

Nenhum comentário: