terça-feira, 27 de julho de 2021

A BRUXA DE BLAIR

título original: The Blair Witch Project
título brasileiro: A Bruxa de Blair
ano de lançamento: 1999
país: Estados Unidos
elenco principal: Heather Donahue, Joshua Leonard, Michael Williams
direção e roteiro: Daniel Myrick e Eduardo Sánchez

“Em Outubro de 1994, 3 cineastas em formação desapareceram na floresta perto de Burkittsville, Maryland, enquanto filmavam um documentário. Um ano depois, as imagens deles foram encontradas.”

Essa é a única explicação ‘didática’ que vemos sobre a história mostrada em A Bruxa de Blair, no mesmo instante em que o filme começa. Só ficamos sabendo de todo o resto da história ao ver as cenas em si.
Devido a esse início, já tá claro que esse não é um filme que aposta no suspense em relação ao fim: desde o começo, já sabemos que os personagens que vamos ver vão morrer ou, no mínimo, vão sumir de alguma forma até o final do filme. Mas essa ideia já tava clara pra quem foi ver o filme quando ele foi lançado...
Acontece que os diretores/roteiristas Daniel Myrick e Eduardo Sánchez já tinham tudo esquematizado pra lançar o filme, mas não tinham dinheiro pra fazer a divulgação. E então, lançaram uma falsa ‘campanha de procura-se’ na época: divulgaram o sumiço dos 3 garotos como se fosse uma história real. E lançaram o filme como se fosse um documentário sobre o assunto.
E durante os primeiros meses em que A Bruxa de Blair teve nos cinemas, muita gente foi assistir pensando que era tudo verdade mesmo!
O que parece ter decepcionado mais os fãs de terror ao verem A Bruxa de Blair foi a ausência da dita cuja que dá nome ao filme. Pois é: do início ao fim do filme não aparece bruxa nenhuma em cena nenhuma! E é meio esdrúxulo fazer um filme sobre uma bruxa e não botar nenhuma bruxa na história, né?
Quando muito, alguns fãs entendem que a bruxa é só um espírito sem aparência física que vaga pela floresta como uma presença abstrata. E que são os poderes dela que tão desorientando os 3 garotos que tão perdidos ali e instigando brigas entre eles.
Essa última situação é que é o tema principal do filme.
Não sabemos nem sequer se os garotos morreram, pois nenhum corpo nunca foi encontrado. A não ser que a gente leve em conta uma língua humana cercada de dentes humanos que foi largada por alguém perto da barraca deles numa manhã.
Supostamente, isso seriam os restos mortais do personagem Joshua, desaparecido na véspera. Mas isso também nunca é explicado diretamente.
A Bruxa de Blair deu origem a uma franquia que teve mais 2 filmes até agora (2000 e 2016). E o 3º filme é o que finalmente deixa claro que existe mesmo algum ser sobrenatural maléfico vivendo naquela floresta.
Mas por quê? O 1º filme não deixa isso claro?
Não. A única coisa que fica 100% clara ali é que existe alguém ou alguma coisa (e nunca aparece nas cenas quem ou que coisa seria essa) perseguindo os garotos pela floresta e tentando matar eles. E a ideia inicial dos diretores é que quem tá fazendo isso seriam os moradores da cidade vizinha, que não tão nem um pouco satisfeitos com a presença dos ‘intrusos’ nas terras deles (a mentalidade básica de caipiras em qualquer filme de terror norte-americano, né?rs).
Sim. Várias cenas do início do filme parecem deixar isso claro. Mas, mesmo assim, a história permite várias interpretações pro destino final dos 3.
Como hoje já ficou explicado que quem perseguiu os garotos na floresta foi mesmo a bruxa, vamos concordar que ela é uma vilã assustadora, né? Ela ataca com terror psicológico total! Como já foi dito, ela nunca se mostra em cena nenhuma do filme original (e quando você é atacado e não vê e/ou não entende o que tá atacando isso sempre aumenta a tensão), mas ela sempre deixa claro que passou perto do lugar onde você se encontra e que o lugar não é seguro graças a ela.
Aventura? Sim. Mas mais devido à tensão e ao suspense de algumas cenas específicas do que à ação.
Cenas de humor? Não. Tentaram contar aqui uma história séria.
Violência? Bom, com exceção da cena da língua (que é muito rápida e não mostra detalhes) e de algumas brigas isoladas entre os 3 garotos quando eles perdem a paciência uns com os outros, não.
Sexo? Nenhum.
Como a gente vê, A Bruxa de Blair é um filme de terror que pode passar na Sessão da Tarde sem cortes. Aliás, ele é um filme muito mais de suspense do que de terror.
Agora, umas polemicazinhas...
Dê uma olhada em Rituais (1977) e Um Longo Fim de Semana (1978) que você vai ver que várias partes do roteiro da Bruxa de Blair parecem ter sido ‘inspiradas’ nos roteiros desses 2 filmes. Principalmente em relação a coisas aparecendo fora do lugar sem explicação em ambientes florestais, deixando claro que alguém não identificado botou aquilo lá pra aterrorizar os protagonistas.
Eu não diria que houve plágio, até porque esses outros filmes não contam histórias sobre nenhum ser sobrenatural perseguindo os protagonistas. Mas, minimamente, temos que levantar a teoria de que várias cenas vistas aqui foram inspiradas no que apareceu lá, né?
Mais informações sobre A Bruxa de Blair? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘animais enfurecidos’ que você acha posts sobre Rituais e Um Longo Fim de Semana.
Até a próxima!

Nenhum comentário: