domingo, 25 de abril de 2021

A CRIATURA DO CEMITÉRIO

títulos originais: Graveyard Shift / Chikashitsu No Akumu
título brasileiro: A Criatura do Cemitério
ano de lançamento: 1990
países: Estados Unidos / Japão
elenco principal: David Andrews, Kelly Wolf, Stephen Macht
direção: Ralph S. Singleton
roteiro: Stephen King (autor do texto original) e John Esposito

Numa cidade do interior dos Estados Unidos, um cemitério abandonado agora fica frequentemente alagado. E a água parada e suja atraiu uma grande quantidade de ratos, que têm infestado uma fábrica de produtos têxteis, vizinha do cemitério.
Um cara antipático chamado Warwick é o dono do lugar. E ele mantém o estabelecimento de pé com várias irregularidades e condições precárias, fazendo a fábrica funcionar principalmente no turno da noite, pra dar uma diminuída no ar quente e na falta de ventilação que os funcionários são obrigados a respirar.
Uma noite, um dos empregados vê uma grande sombra na parede se aproximando dele por trás. E ao olhar pra ver o que é, ele leva um susto tão grande que cai dentro da máquina que retalha o algodão, morrendo moído lá dentro!
Pouco depois, um jovem viúvo sem filhos chamado John resolve recomeçar a vida na mesma cidade. E como lá não tem muitas oportunidades de trabalho além do que se encontra num bar e na dita indústria têxtil, ele consegue um emprego nessa última, substituindo o cara que morreu. Mas ele vai descobrir que o pior que existe naquela fábrica não é o calor, não é o ar abafado, não é a sujeira, não são os ratos normais que infestam a fábrica... O pior que existe ali é uma coisa monstruosa que vive no subsolo da fábrica e que o John vai ser obrigado a encarar pessoalmente...

Terminada a fase de ouro do Cinema de Terror dos anos 80, temos que admitir que também tivemos muitas produções de terror interessantes (dependendo do ponto de vista, é claro) nos anos 90. E uma das primeiras delas foi a coprodução nipo-estadunidense A Criatura do Cemitério, inspirada no conto O Último Turno (1970), do Mestre Stephen King.
A propósito, o cemitério que aparece na história não tem nada a ver com o título estadunidense dessa produção. O filme se chama Graveyard Shift porque isso é uma gíria que se usa nos Estados Unidos pra definir o turno da noite no trabalho, que os funcionários da fábrica são obrigados a cumprir.
Bom, esse filme é uma super obra-prima do terror? Não.
Aliás, nem se dá nenhuma explicação sobre o que o monstro é. E embora algumas cenas deem a entender que o Warwick sabe alguma coisa sobre o passado da fábrica relacionada ao cemitério (e à consequente origem da criatura), o assunto não se desenvolve.
O conto original fala de um bando de ratos que ficaram numa construção abandonada e acabaram seguindo uma evolução alternativa. E julgando pela aparência da criatura desse filme, parece que se inspiraram nisso.
E mais uma: que boneco mais tosco que fizeram pra representar o monstro! Sabem o morcego-cyborg Doragurasu de Kosoku Sentai Turboranger (1989)? Pois é. O monstro desse filme aqui parece aquilo pintado de branco. Sério mesmo!
O comportamento dos habitantes da cidade também é meio estranho: vão sumindo várias pessoas que trabalham na fábrica (ou o monstro vai fazendo elas sumirem, se preferirem dizer assim) e ninguém parece ligar muito pra isso. Imaginem se, numa cidade do interior, que é o tipo de lugar onde todos mais vigiam a vida de todos no Mundo, ia existir essa indiferença por tantos desaparecimentos assim!
Mas, tirando essas derrapadas, A Criatura do Cemitério é um filme legal. Não é nenhuma maravilha, mas também não é nenhuma podreira.
Mais informações sobre o filme? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘sentais’ que você acha um post sobre Turboranger.
ATENÇÃO: esse post é inédito! Não consta na Bússola do Terror!
Até a próxima!

Nenhum comentário: