domingo, 29 de setembro de 2019

TAIYO SENTAI SAN BARUKAN

título original: Taiyo Sentai San Barukan
título brasileiro: inexistente (inédito no Brasil)
ano de lançamento: 1981
país: Japão
elenco principal: Asao Kobayashi, Kinya Sugi, Ryusuke Kawasaki, Takayuki Godai
direção: Shohei Tojo
roteiro: Shozo Uehara

Denshi Sentai Denziman (1980) fez um grande sucesso no Japão na época em que foi lançado. Afinal, no início dos anos 80, sentais ainda eram novidades que traziam situações vistas como algo ‘nunca imaginado antes’.
Querendo desfrutar mais um pouco dos bons resultados do seriado, a Toei Company, responsável pela produção dele, resolveu lançar uma continuação no ano seguinte. E se chamaria Taiyo Sentai San Barukan... Só que essa continuação não foi tão ‘continuação’ assim.rs
É que a ideia inicial era trazer de volta em San Barukan todos os personagens principais sobreviventes de Denziman. Mas quase todos os atores que interpretaram esses personagens já tavam ocupados com outros projetos. E outros simplesmente não quiseram voltar.  A única atriz que tava disponível era a hoje falecida Machiko Soga, que tinha interpretado a vilã principal Hedorian. E assim, ela foi a única que trabalhou em Denziman e voltou em San Barukan, interpretando a mesma personagem (os outros personagens sobreviventes não são nem mencionados, embora a história do seriado anterior seja mencionada algumas vezes).
Conclusão: os heróis principais tiveram que ser outros, o tema principal teve que ser outro... Mas o ‘estilo sentai’ foi mantido, é claro.
Quanto à história:

Durante uma reunião da ONU, um misterioso cyborg aparece ali como holograma. Ele diz que se chama Heru Satan e é o chefe de uma organização cibernética chamada Buraku Maguma. E a partir daquele dia, ele vai iniciar a conquista da Terra!
Ao ouvirem essa mensagem, os membros da ONU são unânimes na decisão de criar um grupo de resistência, recrutando pra isso 3 rapazes que já trabalham pra serviços secretos da ONU. E assim, formam o esquadrão San Barukan, pra enfrentar Buraku Maguma.
Poucas batalhas depois, o Heru Satan chega à conclusão de que ele tem que se fortalecer também. E localizando o cadáver da Rainha Hedorian (que, ao fugir de seus antigos inimigos, foi se refugiar no Polo Norte e acabou morrendo congelada por lá), ele decide ressuscitar ela como cyborg, pra que ela ajude ele a se livrar dos heróis.

Daí pra frente, é basicamente aquele desenvolvimento comum de sentais que todo mundo conhece.
Uma coisa que podemos destacar em termos de inovação é que San Barukan foi o 1º sentai com um robô gigante que é formado pelos veículos dos heróis quando eles se juntam (e isso virou um suuuuuuuuuuper clichê de sentais dali pra frente).
Também foi o 1º sentai a ter só 3 guerreiros (na verdade, ao todo, 4 guerreiros passam pelo grupo, mas os 4 nunca aparecem lutando juntos) e o único seriado que a própria Toei reconhece como um sentai que tem só homens no grupo. Todos os outros têm no mínimo 1 guerreira feminina no grupo dos heróis.
Como curiosidade, os nomes dos 4 heróis principais são os mesmos nomes dos atores que interpretaram eles: Asao, Kinya, Ryusuke e Takayuki.
E vamos lembrar que, hierarquicamente falando, o vilão principal do seriado é o deus perverso Zeno No Kami, que recebe adoração de todos os membros de Buraku Maguma. Mas, na prática, quem comanda os vilões ao longo de 99% do tempo é mesmo o Heru Satan. Então, determinar quem é o vilão principal aí depende um pouco do ponto de vista.
Mais informações sobre San Barukan? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘sentais’ que você acha um post sobre Denziman.
Até a próxima!

Nenhum comentário: