segunda-feira, 22 de abril de 2019

O GÊNIO MALUCO

título original: Hakushon Daimao
título brasileiro: O Gênio Maluco
ano de lançamento: 1969
país: Japão
produção: Tatsunoko Purodakushon

Imagine um seriado em que o herói principal é orelhudo, narigudo, beiçudo, dentuço e gordo, além de andar sempre com uma roupa toda remendada (sim: é esse que vocês tão vendo no pôster aí do lado rs).
Não é preciso descrever mais do que isso pra saber que o personagem em questão não pode ser o protagonista de uma produção estadunidense, né? Afinal, essa descrição vai contra TUDO o que a gente vê na aparência de um herói norte-americano clássico. E provavelmente por isso os Estados Unidos foram o país onde O Gênio Maluco foi menos aceito pelo público.
No Brasil, o seriado só não fez tanto sucesso porque, a princípio, só foi exibido por emissoras menos midiáticas, só chegando ao SBT na virada dos anos 80 pros 90, quando ganhou mais popularidade. Mas, tirando isso, agradou ao público brasuca da época, que não se incomodou tanto com a estética do protagonista.
O desenho conta as aventuras do Gênio, uma entidade árabe que ajuda um menino chamado Zeca nas confusões em que ele se mete, geralmente envolvendo um buldogue inglês e a turma do João Grande (um bando de adolescentes rebeldes que rondam a vizinhança).
De vez em quando, algum outro gênio da família do protagonista (principalmente a filha dele, a Geniazinha) também resolve sair da garrafa pra criar confusão.
A história como um todo não apresenta grandes evoluções. Na 1ª metade do seriado, o Zeca esconde os gênios no sótão ou no quarto dele, pra que os pais dele não descubram nada; na 2ª metade, os pais do menino ficam sabendo da existência dos gênios, que passam a circular livremente pela casa. E é a única grande mudança que a gente vê.
O seriado todo tem um clima de comédia misturada com aventura.
Em 1992, a Saban Entertainment comprou os direitos autorais do Gênio Maluco e fez outro seriado inspirado nele, chamado Bob, o Gênio, aproveitando algumas cenas do original de 1969 e acrescentando novas cenas... Ou seja: basicamente a mesma coisa que fariam com Power Rangers em 1993, né?
Mais informações sobre O Gênio Maluco? Lá vai:


Até a próxima!

4 comentários:

Marcelo Castro Moraes disse...

Eu me lembro desse desenho. Me parece que dava somente nos finais de semaan aos sabados na Globo

Leo Rib disse...

Na Globo?
Então, você deve ter visto Bob, o Gênio, que foi a versão sabanizada dele. O original de 1969 mesmo, se não me engano, passou na TV Corcovado e no SBT.

Anônimo disse...

Não era nesse desenho que aparecia um bonequinho que toda hora perguntava o que está acontecendo?

Leo Rib disse...

Isso era uma espécie de marcador de mudança de cena.
Quando uma cena terminava, aparecia esse bonequinho de chapéu vermelho e bigode que olhava pro público e perguntava ´´O que está acontecendo?``. Aí, depois disso, entrava outra cena mostrando outra coisa.
Mas isso só apareceu na 2ª temporada do seriado.
Essas aparições do bonequinho duravam em média 3 segundos.