terça-feira, 13 de agosto de 2019

TREME-TREME

título original: Shake, Rattle & Roll
título brasileiro: Treme-Treme
ano de lançamento: 1977
país: Estados Unidos
produção: Hanna-Barbera Productions

Numa região sempre cheia de névoa e habitada por várias assombrações fica um gótico hotel pra seres sobrenaturais chamado Haunted Inn.
O gerente da casa é o fantasma roxo Treme-Treme. E os outros funcionários são o fantasma amarelo Agitado, que é o recepcionista, e o fantasma azul Redondo, que é o cozinheiro.
Mas tanto eles quanto os lobisomens, vampiros e assombrações de vários outros tipos que moram no hotel têm que fazer o possível pra se esconder de um exterminador de fantasmas chamado Sidney Merciless, que quer livrar a região de todos os seres sobrenaturais que vivem ali.

Treme-Treme é um dos seriados menos conhecidos da Hanna-Barbera, até devido à pouca quantidade de capítulos que teve (não chegou nem a 15).
Mas chegou a ser exibido em terras brasucas pela Globo, na virada dos anos 70 pros 80. Quem tem mais de 40 anos talvez se lembre.rs
A Hanna-Barbera já tinha usado o tema ‘seres sobrenaturais’ como assunto principal de alguns de seus seriados: A Feiticeira Faceira (1965); Scooby-Doo, Cadê Você (1969); e Goober e os Caçadores de Fantasmas (1973). Mas, com exceção da Feiticeira Faceira, os outros seriados quase sempre retratavam os fantasmas, monstros e adjacências como personagens do mal. E aqui, ao contrário, os fantasmas são os heróis da história.
Treme-Treme também se parece mais com A Feiticeira Faceira por ser mais voltado pra crianças mais pequenininhas, enquanto Goober e Scooby-Doo já eram mais voltados pra pré-adolescentes e adolescentes.
Também é interessante lembrar que alguns poucos monstros de Scooby-Doo tiveram o layout reutilizado pra criar alguns hóspedes do Haunted Inn, geralmente desenhados com outras cores.
Bom, se você gosta de desenhos animados de terror (com um estilo bem infantil e cômico, evidentemente), talvez você goste de Treme-Treme.
Outras produções da Hanna-Barbera que eu já indiquei aqui foram Os Flintstones (1960), Os Jetsons (1962), A Formiga Atômica, A Lula Lelé, O Esquilo sem Grilo, O Xodó da Vovó, Zé Buscapé (todos esses de 1965), Frankenstein Jr., Os Impossíveis (ambos de 1966), O Poderoso Mightor, Os Herculoides (ambos de 1967), Os Mussarelas (1972) e A Família Dó Ré Mi (1974).
Mais informações sobre Treme-Treme? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘seriados’ que você acha posts sobre A Família Dó Ré Mi, A Feiticeira Faceira, A Formiga Atômica, A Lula Lelé, Frankenstein Jr., Goober, Mightor, O Esquilo sem Grilo, O Xodó da Vovó, Os Flintstones, Os Herculoides, Os Impossíveis, Os Jetsons, Os Mussarelas, Scooby-Doo e Zé Buscapé.
Até a próxima!

Nenhum comentário: