sexta-feira, 7 de junho de 2019

LION-MAN (as 3 versões)



título original: Kaiketsu Raion Maru
título brasileiro: Lion-Man
ano de lançamento: 1972
país: Japão
elenco principal: Akiko Kujo, Norihiko Umechi, Ushio Tetsuya
direção: Koichi Ishiguro
roteiro: Koji Bessho e Tomio Sagisu

título original: Fun Raion Maru
título brasileiro: Lion-Man / O Poderoso Lion-Man
ano de lançamento: 1973
país: Japão
elenco principal: Ryoko Miyano, Tsunehiro Arai, Ushio Tetsuya
direção: Hiroyoshi Tezeni, Kanji Otsuka, Koichi Ishiguro e Yoshitaka Matsumoto
roteiro: Haruya Yamazaki, Kazuo Takagiwa, Koji Bessho, Shigeru Shinohara, Tomio Sagisu e Toshiaki Matsushima

título original: Raion Man Ji
título brasileiro: inexistente (inédito no Brasil)
ano de lançamento: 2006
país: Japão
elenco principal: Kazuki Namioka, Renji Ishibashi, Yasuomi Ohta
direção: Hiroyoshi Tezeni, Hitoshi One, Kanji Otsuka, Koichi Ishiguro e Yoshitaka Matsumoto
roteiro: Haruya Yamazaki, Hitoshi One, Kazuo Takagiwa, Koji Bessho, Shigeru Shinohara, Tomio Sagisu e Toshiaki Matsushima

Heróis principais de tamanho humano eram algo inusitado no Japão até o início dos anos 70. A TV Japonesa, até aquela época, era povoada por protagonistas gigantes com superpoderes, como os heróis principais da franquia Ultraman e o Maguma, dos Vingadores do Espaço (1966).
Esse era o padrão usado pelas produtoras nipônicas quando criavam novos super-heróis.
Em 1971, o sucesso de Spectreman mostrou às produtoras que heróis de tamanho humano também agradavam ao público infanto-juvenil do Japão. E isso resultou na criação de vários e vários super-heróis japoneses com menos de 2 metros de altura a partir dali.
Um dos primeiros foi o Lion-Man, um homem-leão do século XVI que protagonizou o seriado Kaiketsu Raion Maru, lançado em 1972.
Enquanto lutava contra o demônio Gosan, que no Brasil teria o nome mudado pra Satan Goss e depois pra Diabo Gozo (os nomes brasucas do personagem eram esses mesmos: não escrevi errado, não!), o herói ganhou a simpatia do público japonês. E devido ao sucesso do seriado, a P-Productions lançou uma espécie de reboot dele no ano seguinte. Se chama Fun Raion Maru.
Essa nova versão do herói luta contra um exército de monstros subterrâneos, liderados pelo temido Mantor do Diabo, uma espécie de cara esculpida na terra e que solta fumaça pela boca (você obedeceria a uma coisa assim?).
Da mesma forma que o seriado anterior, esse aqui apresenta personagens que fazem uso principalmente de magia, mas também de um pouco de tecnologia. Tem até um robô rústico chamado Tanque-Tartaruga.rs
Apesar de se passar aparentemente na mesma época e de ter o mesmo ator (o Ushio Tetsuya) interpretando o herói principal, esse seriado não repetiu o sucesso do original. Aliás, teve até uma queda de audiência.
No Brasil, os 2 seriados receberam o título de Lion-Man, embora o 2º, eventualmente, tenha sido anunciado como O Poderoso Lion-Man (e vejam só: o Brasil foi o único país além do próprio Japão onde o 2º seriado foi exibido!).
Bom, os 2 seriados vão agradar mais a quem busca produções de aventura, é claro. Mas pra ver isso, você tem que levar em conta que foram seriados produzidos há mais de 40 anos atrás, com os efeitos especiais que existiam naquela época. E mesmo pros padrões da época, deixou muito a desejar em termos de bom acabamento. A aparência dos vilões, principalmente, é bem trash mesmo (nem monstro de teatro infantil amador consegue ser tão mal feito quanto a maioria dos monstros vistos aqui!).
Então, se você quer ver uma superprodução com efeitos especiais de última geração, já posso adiantar que você não vai gostar disso aqui.
Em 2006, foi lançada uma 3ª versão televisiva da história, chamada Raion Man Ji, que se passa em 2011 e num gueto do Centro de Tokyo. E é um seriado voltado pra um público mais adulto.
Esse nunca deu as caras na TV Brasileira... Mas será que agradaria?
Mais informações sobre os 3 seriados? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘produções japonesas’ que você acha posts sobre Os Vingadores do Espaço, sobre Spectreman e sobre o Ultraman de 1966.
Até a próxima!

Nenhum comentário: